Samsung Book X30 é bom? Veja a análise completa do notebook
O Book X30 faz parte da linha de notebooks lançados pela Samsung em 2020. Ele chega para substituir o Expert X30, um dos modelos que foi sucesso de vendas da fabricante. Entre as principais mudanças, destaca-se o visual refinado e mais moderno, bem como o processador de décima geração da Intel.
Esse notebook é para aqueles usuários que buscam um bom aparelho para navegar na internet, trabalhar e até mesmo usar alguns programas como o Photoshop ou editores de vídeo ao nível amador. No entanto, a falta de placa de vídeo dedicada e um SSD já de fábrica pode ser um problema para alguns consumidores.
Veja a seguir a ficha técnica e análise completa que o Guia dos Notebooks preparou do Book X30, da Samsung.
Design
O Book X30 tem um visual moderno que se adéqua bem a tendência atual de aparelhos finos, compactos e leves. Esse modelo pode ser encontrado em duas cores: prata ou branco, e pesa apenas 1,94 quilos, por isso é fácil de transportá-lo para qualquer lugar. A Samsung optou por um design simples e mais “quadradão”, sem detalhes em sua carcaça além da própria logo.
Na parte inferior o Book X30 tem os compartimentos de memória e HD com fácil acesso, assim fica fácil de fazer o upgrade sem que tenha a necessidade de remover toda a tampa. As saídas de áudio também ficam na parte inferior, e o lado negativo disso é que o som pode sair um pouco abafado.
Todas as entradas e conexões ficam nas laterais, sendo uma de microSD, duas USB-A (uma 3.0), um USB-C, Kesingston Lock, entrada RJ-45 (Ethernet), conexão HDMI e um combo de áudio (fone e microfone). Na parte de conexões sem fio esse notebook tem Wi-Fi e bluetooth 5.0.
Tela
A Samsung destaca que o Book X30 possui telas com bordas finas, que além de criarem um ótimo visual ainda dão mais imersão ao usuário. O painel tem 15,6 polegadas de tamanho e usa a resolução HD, então se você procura alta resolução de imagem, recomendamos que invista no modelo Book E30, da mesma linha.
A fabricante não informa qual a tecnologia de fabricação da tela, apenas ressalta o recurso antirreflexo e “vídeos com mais cores, brilho e contraste”.
Teclas, touchpad e som
Esse notebook possui um teclado que é chamado pela empresa de Lattice. As teclas são 10% maiores que os modelos anteriores, além de serem finas e oferecem mais mobilidade ao serem apertadas. A fabricante também destaca a durabilidade delas, pois são feitas “com materiais ultra-duráveis”. O Book X30 possui teclado numérico integrado e layout brasileiro.
A Samsung nem sequer cita os recursos do touchpad no Book X30, então é esperado que ele tenha os comandos básicos de outros modelos, bem como suporte aos gestos do Windows. Esse notebook possui alto-falantes estéreos, sendo dois de 1,5W cada com tecnologia SoundAlive, que melhora a qualidade do áudio sem distorcer o som.
Desempenho
O Book X30 está equipado com um processador de décima geração, o Intel i5-10210U. É um chip octa-core cujo clock vai de 1,6 GHz até 4,2 GHz no modo turbo. Isso se traduz em potência o suficiente para rodar tanto as aplicações do dia a dia quanto alguns programas mais pesados, como o Photoshop.
No entanto, esse aparelho não tem uma placa de vídeo dedicada, por isso não o recomendamos para jogos ou programas que precisem de processamento gráfico. Ao todo são 8 GB de memória RAM, que deve ser o suficiente para o uso citado anteriormente. Caso você queira fazer o upgrade, o Book X30 ainda tem um slot de memória livre para isso.
O armazenamento interno é feito por um HD de 1 TB, espaço que é o suficiente para guardar centenas de arquivos. No entanto, a velocidade de transmissão de HDs é lenta, por isso recomendamos o upgrade para um SSD, assim você aproveitará toda a potência do Book X30. Ele possui um slot M.2 livre para isso, então você pode usar o armazenamento híbrido, deixando o SSD para o sistema e programas, enquanto guarda os arquivos no HD.
A fabricante ainda destaca a compatibilidade com o Samsung Flow e Samsung Dex, programas que servem para conectar o celular (da Samsung) e usar recursos dele direto no computador, por exemplo, responder às mensagens, ver notificações, navegar entre os aplicativos, dentre outras opções.
Bateria
O Book X30 é bivolt, tem uma fonte de alimentação com 40W e 43Wh de bateria, mas a Samsung não informa qual a autonomia média que esse aparelho entrega ao usuário. Nós pesquisamos por relatos de quem já o comprou e encontramos uma média de 5 horas e meia em uso moderado e com brilho controlado.
Vale a pena comprar o Book X30?
O Book X30 é o notebook ideal para aqueles consumidores que precisam de um aparelho par ao uso no dia a dia, ou mesmo em editores de foto e vídeo (ao nível amador). O fato de ele ser compacto e leve facilita o transporte, enquanto o processador de décima geração continuará oferecendo bom desempenho por bons anos.
A sua configuração de hardware é boa e segue o padrão de notebooks intermediários, mas o fato de ele não ter um SSD de fábrica pode incomodar alguns consumidores, que terão que fazer esse upgrade por conta própria. A duração de bateria também é uma incógnita, mas é esperado que o processador i5 de décima geração tenha um bom gerenciamento de energia.
Se você está em busca de um notebook com as características citadas acima e não tem problemas em instalar um SSD futuramente, o Book X30 é uma excelente opção de compra para o uso no dia a dia.