Samsung Book E30 é bom? Veja a análise do notebook com tela Full HD
O Book E30 faz parte de uma série de notebooks lançados pela Samsung em 2020, e é o sucessor direto do Essentials E30, que fez sucesso aqui no Brasil. O novo aparelho da fabricante sul-coreana mantém a tela Full HD, que acaba sendo o seu grande destaque, mas também traz processador de décima geração e um design moderno, para se equiparar aos lançamentos recentes dos concorrentes.
Quer saber mais sobre o notebook da Samsung? Então dá uma olhada na análise completa que o Guia dos Notebooks preparou sobre esse aparelho logo abaixo.
Design
O Book E30 foi lançado em 2020, por isso já chegou com um visual “atualizado” para as tendências do mercado. Seu design não conta com detalhes e opta pelo básico, com pintura lisa na parte interna e externa. O seu chassi é todo feito em plástico, que é o que se espera de um notebook considerado de entrada.
A Samsung trabalhou bem para deixá-lo compacto e leve, o que facilita na hora de colocar na mochila e levar para outros lugares. Todas as entradas ficam nas partes laterais, sendo uma porta USB-C, uma USB 3.0, uma USB 2.0, um conector RJ45 (ethernet), combo de áudio (fone e microfone), entrada de vídeo HDMI e leitor de cartões microSD. Na parte de conexões sem fio ele possui Wi-Fi e bluetooth 5.
A Samsung ressalta o quão fácil é fazer upgrade no Book E30, já que ele tem acesso rápido aos compartimentos de HD e memória RAM. Apesar de não estar equipado com um SSD de fábrica, ele possui o slot M.2 livre, caso o usuário queira fazer a instalação por conta própria. Esse notebook pode ser encontrado em duas cores: cinza ou prata.
Tela
A tela do Book E30 é o seu grande diferencial e motivo de sucesso. Apesar de ele ser um notebook de entrada, o painel tem resolução Full HD, sendo um dos poucos do mercado a oferecer o recurso (dentro dessa categoria). O tamanho é de 15,6 polegadas, e como as bordas são bem finas, a imersão do usuário fica ainda maior.
A Samsung ressalta que o Book E30 oferece vídeos com mais cores, brilho e contraste, mas não informa qual a tecnologia do painel. Se você gosta de assistir vídeos, filmes e séries em serviços de streaming, esse modelo é uma opção “barata” a entregar tela com alta resolução.
Teclado, Touchpad e Som
Se você escreve muito no notebook, vai gostar do teclado do Book E30, cujas teclas estão 10% maior que a dos seus antecessores. Também são resistentes e feitas de um material ultra-durável, apesar de fabricante não informar qual é. O teclado é no padrão ABNT2 e ainda tem teclado numérico dedicado, excelente para quem usa muito os números.
O touchpad acaba se camuflando ao chassi do aparelho, não chamando a atenção nem em aparência e muito menos em funções, já que a Samsung sequer o cita na página oficial do aparelho. O Book E30 possui dois alto-falantes de 1,5W cada, e eles possuem tecnologia SoundAlive para melhorar a qualidade do áudio.
Hardware e desempenho
A Samsung foi generosa com o Book E30 e colocou um processador de décima geração, o i3-10110U. É um modelo dual-core com 2,1 GHz, mas que pode chegar a 4,1 GHz com a tecnologia de boost da Intel. Ele não é muito potente, mas consegue rodar tarefas básicas do dia a dia como navegação na internet, edição de textos, planilhas e serviços de streaming bem de boa.
No entanto, não exagere nas abas de internet ou vários programas abertos simultaneamente, pois esse aparelho só tem 4 GB de memória RAM. Ele possui um slot de memória livre para o usuário fazer o upgrade, caso ache necessário. Jogar ou rodar programas que dependam de processamento gráfico também não é uma ideia, já que o Book E30 não possui placa de vídeo dedicada.
Para armazenamento interno ele possui um HD de 1 TB, com 5400 RPM. O espaço deverá ser o suficiente para boa parte dos usuários, mas esse HD acaba deixando o sistema lento, por isso a nossa recomendação é instalar um SSD e usar o armazenamento híbrido. Como dissemos no tópico de design, o Book E30 possui um slot M.2 livre para isso.
Bateria
O Book E30 tem bateria de 43 Wh, e apesar de a expectativa de o processador de décima geração ser mais econômico, a própria Samsung não informa qual a autonomia média deste notebook. Também não achamos testes e reviews que informem o tempo de bateria que esse aparelho possui.
Conclusão: O Book E30 vale a pena?
O Book E30 é um notebook para não precisa usar programas pesados, mas valoriza uma boa qualidade de imagem para vídeos, filmes e séries. O fato de ele ter um design compacto ajuda no transporte, enquanto o processador de décima geração ainda continuará sendo eficiente por bons anos.
No entanto, é preciso se atentar bem as suas limitações de hardware, já que esse aparelho não é feito para programas pesados, ou mesmo jogos. O ponto negativo acaba ficando para a falta de SSD, assim como vários outros aparelhos de entrada e intermediários no Brasil. Se você precisa de um notebook com configurações básicas e tela Full HD, o Book E30 com certeza é uma opção a se considerar no mercado brasileiro.