Lenovo Legion Slim 7 82K80016BR com RTX 3050 Ti vale a pena?
O Legion Slim 7 (82K80016BR) é o novo notebook gamer da Lenovo que aposta em um hardware potente e em portabilidade. A fabricante afirma que ele é o notebook com placa RTX mais leve do mundo, apesar de não ser tão leve assim (1,9 quilos). Além disso, é um aparelho com menos de 2 cm de espessura, o que vai ser uma “mão na roda” para quem precisa levar o notebook para o trabalho ou faculdade.
O novo notebook gamer da Lenovo traz um hardware potente e atualizado, com processador Ryzen 5, a já citada RTX 3050 Ti e 16 GB de memória RAM. Além disso, ele também dá um show em tela e tem uma bateria com boa duração. Veja mais características do Legion Slim 7 (82K80016BR) na nossa análise a seguir.
Design do Legion Slim 7 (82K80016BR)
“Design premium com performance” já é o slogan inicial que a Lenovo usa para o Lenovo Legion Slim 7. Esse modelo tem chassi em alumínio e um design discreto, porém elegante. A empresa afirma que ele é o notebook gamer com placa RTX mais leve do mundo, pesando a partir de 1,9 quilos. Fechado ele tem uma espessura de 1,89 cm, características que o tornam versátil e prático de transportar.
Na parte frontal ele possui uma tela com bordas finas, o que potencializa a imersão do usuário ao jogar. Os alto-falantes ficam na parte inferior, enquanto as portas e conexões ficam tanto nas laterais quanto na parte traseira. O aparelho é vendido em cor única, o preto, chamado pela empresa de Shadow Black.
O Lenovo Legion Slim 7 conta com duas portas USB-C 3.2 de segunda geração, que podem ser usadas como DisplayPort e também para carregamento de até 100W. Além delas, o aparelho tem entrada áudio 3,5 mm (fone e microfone), leitor de cartão de memória, duas portas USB-A 3.2 e a entrada de carregador. Na parte de conexões sem fio, o Slim 7 tem Bluetooth 5.1 e Wi-Fi 6 Killer, que proporcionam mais velocidade e estabilidade.
Tela do Legion Slim 7 (82K80016BR) tem 165 Hz de taxa de atualização
Para uma boa qualidade de imagem, o Lenovo Legion Slim 7 usa uma tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). O painel é IPS e cobre 100% do espectro de cores sRGB, o que significa mais fidelidade de cores, recurso ideal para quem trabalha com edição de imagens.
Para os gamers, a tela tem 165 Hz de taxa de atualização, recurso que faz elas se atualizarem mais rapidamente e deixa a experiência mais fluida, natural e sem borrões. Essa tela também possui Free-Sync e G-Sync, então o notebook consegue sincronizar o desempenho da placa de vídeo com a tela para um FPS mais constante. É válido destacar que a tela do Legion Slim 7 abre em 180 graus!
Teclado, touchpad e som do Legion Slim 7 (82K80016BR)
A empresa destaca que o teclado do Lenovo Legion Slim 7 foi feito para aguentar até mesmo os gamers mais “hardcores”, combinando ergonomia e tempo de resposta para uma digitação mais satisfatória. O teclado tem padrão ABNT2 e é retroiluminado, porém apenas na cor branca. Aqui fica um alerta, pois na página de produto a empresa usa imagens com o teclado iluminado em LED RGB, o que pode confundir alguns consumidores.
O touchpad é um recurso que não ganha nenhum destaque e nem sequer é mencionado na página de produto, então é esperado que o componente não tenha nenhuma funcionalidade diferente, e seja indicado apenas para uso no dia a dia.
O Lenovo Legion Slim 7 também dá um show em áudio, com todo o som proporcionado pelo sistema 3D Nahimic, cujo foco é oferecer imersão. Com o recurso BT Link, o notebook pode se conectar a alto-falantes bluetooth para um som Surround ainda mais potente. O usuário também pode ligar dois headsets bluetooth ao mesmo tempo.
Hardware e desempenho do Legion Slim 7 (82K80016BR)
O modelo desta análise é o Lenovo Legion Slim 7 (82K80016BR), variante que traz o processador AMD Ryzen 5 5600H, um chip com seis núcleos, mas que consegue chegar a até 12 threads e um clock máximo de 4,2GHz. Apesar de não ser a versão mais potente da linha, esse processador é focado no alto-desempenho e mostra boas performances em alguns dos jogos e softwares mais pesados do mercado.
Para complementar essa performance são 16 GB de memória RAM com 3200 MHz, que devem evitar travamentos e engasgos mesmo em uso mais intenso. Desses 16 GB, 8 GB é soldado na placa, então o usuário consegue fazer o upgrade até 24 GB, caso tire o outro pente de 8 GB e instale um de 16 GB. A RAM do Lenovo Legion Slim 7 é em dual-channel, então em caso de upgrade, o usuário perde esse benefício.
Para armazenamento interno, o Lenovo Legion Slim 7 (82K80016BR) usa 512 GB de SSD NVMe no formato M2, ainda mais rápido que o convencional. Isso garante uma taxa de transmissão rápida, o que melhora o tempo de inicialização, carregamento dos jogos, entre outras coisas. Caso 512 GB seja pouco para você, é possível fazer o upgrade para um SSD de até 2 TB.
Placa de vídeo do Legion Slim 7 (82K80016BR) é a RTx 3050 Ti
O Lenovo Legion Slim 7 (82K80016BR) usa a placa de vídeo RTX 3050 Ti com 4 GB de VRAM, o modelo mais “básico” da geração 3000. A ideia é que com essa placa o notebook consiga rodar qualquer jogo do momento, mas nem todos com gráficos máximos.
Se o seu foco são jogos competitivos como o CS:GO, Dota 2, Valorant, LoL, Rainbow Six, entre outros, a GPU consegue chegar às configurações máximas sem problemas, mas para jogos mais pesados, será necessário um mix de configurações para combinar desempenho e qualidade gráfica bacana.
Por ser um notebook novo, não encontramos testes com ele no momento da publicação desta matéria, mas outros testes da RTX 3050 Ti com processadores menos potentes mostram resultados promissores, com taxa de 85 de FPS no Forza 4 (1080p no Ultra), 65 de FPS no GTA V (1080p no Ultra), 60 de FPS no Assassin’s Creed Valhalla (1080p no Alto) e 60 de FPS no Red Dead Redemption 2 (1080p no Alto).
Para não pecar em resfriamento, o Lenovo Legion Slim 7 usa o sistema Coldfront 3.0, que tem uma ventoinha dupla turbo alimentada. Ao todo são quatro canais de exaustão, inclusive com algumas aberturas nas teclas pensadas também para ajudar na refrigeração. A empresa combina dissipadores de calor com IA para oferecer um resfriamento inteligente e eficiente.
Bateria do Legion Slim 7 (82K80016BR) dura quase oito horas
O Lenovo Legion Slim 7 conta com uma bateria de quatro células com 71 Wh, que duram até 7,8 horas dependendo das condições. Aqui a autonomia é muito relativa, por isso a empresa deixa claro que o tempo pode variar conforme o tipo de uso do consumidor. O notebook também conta com carregamento rápido, mas não é revelado qual o tempo total de carregamento.
Vale a pena comprar o Lenovo Legion Slim 7 (82K80016BR)?
Pensando apenas no notebook e seu desempenho, com certeza vale a pena comprar o Legion Slim 7 (82K80016BR). Ele é um aparelho robusto que busca trazer o desempenho de alto nível para um modelo compacto e leve (não tão leve assim). O processador Ryzen é potente, seja para jogos ou aplicações profissionais, e a combinação com a RTX 3050 Ti o torna um notebook que ainda continuará top de linha por um bom tempo.
No entanto, no momento da publicação desta análise, o seu preço é inviável. Ele custa R$ 18 mil na loja da Lenovo, e por mais que a empresa possa tentar justificar o valor graças ao hardware de última geração, existem opções mais potentes pelo mesmo preço, ou mesmo modelos que perdem em muito pouco por desempenho, mas são consideravelmente mais baratos.
Dessa forma, recomendamos que você pesquise bem os concorrentes do Legion Slim 7 (82K80016BR) no mercado, pois por mais que indiscutivelmente ele seja potente, talvez não seja a melhor alternativa pelo preço.