O IdeaPad S145 (81S9S00300) é bom? Veja a análise completa do notebook com i5
A Lenovo é uma grande fabricante de notebooks, e aqui no Brasil é conhecida pela linha IdeaPad. O IdeaPad S145 (81S9S00300) é uma das opções de configuração da empresa voltado para o mercado intermediário. Ele possui processador i5 de oitava geração e 2 TB de armazenamento interno, espaço suficiente para grande parte dos consumidores.
No entanto, o aparelho chega com Linux instalado como sistema operacional, o que pode ser um problema para os consumidores que nunca o usaram. O S145 é compacto, leve e fácil de transportar para qualquer lugar, além de ser um aparelho com design bonito, sem exagerar em detalhes.
Quer saber mais do IdeaPad S145 (81S9S00300)? Confira a análise baseada em sua ficha técnica que o Manual da Compra preparou.
Design do IdeaPad S145
A linha S145 possui design minimalista, que é bonito e não exagera em detalhes ou cores. Seu chassi é feito de um plástico resistente, com pintura prateada que até engana à primeira vista, por parecer metal escovado. Sua aparência é bem discreta, então ele pode ser usado em qualquer ambiente sem chamar a atenção de quem estiver à sua volta.
A Lenovo focou em entregar um notebook leve e compacto, fazendo melhor aproveitamento possível do corpo do aparelho. Internamente a cor prateada também é predominante, com o teclado possuindo teclas cinzas e a tela com bordas pretas. O S145 pesa menos de 2 quilos e tem menos de 2 cm de espessura.
Seus alto-falantes continuam na parte inferior em uma espécie de “curva” que o design faz, garantindo que eles não fiquem abafados quando o notebook está em uma mesa, por exemplo.
Todas as suas conexões e portas ficam na parte lateral. Ele possui duas entradas USB 3.1, uma USB 2.0, uma entrada HDMI, leitor de cartões, entrada RJ 45 (Ethernet) e o combo de fone e microfone. Já na parte de conexão sem fio, ele possui Wi-Fi e Bluetooth 4.2.
Tela do IdeaPad S145
Em todos os intermediários da linha IdeaPad S145 a Lenovo adota a mesma tela. É um painel com tecnologia TN, com 15,6 polegadas de tamanho e resolução apenas HD. Para os usuários que não são exigentes com tela, esse modelo já deve ser o suficiente, mas se você busca alta resolução, terá que pagar um pouco mais caro e escolher o modelo (81S90003BR), que possui resolução Full HD.
O painel TN é mais barato e tem como vantagem ter uma rápida resposta de imagem, o que não faz diferença neste notebook. No entanto, as cores dele são “lavadas”, o brilho é fraco e o contraste não é lá essas coisas. Outro problema é o ângulo de visualização, que deforma as cores dependendo do ângulo que você olha para o aparelho.
Teclado, touchpad e som
Apesar de ter numérico integrado, o S145 traz um teclado mais “espaçoso” comparado aos notebooks anteriores, o que melhora a ergonomia na hora de digitar. Esse resultado veio de um melhor aproveitamento do corpo, com o teclado chegando mais ao limite das bordas do aparelho, fazendo com que as teclas não fiquem grudadas. É válido destacar que o layout é ABNT.
Seu touchpad é simples e efetivo, sem nenhum recurso adicional que o diferencie dos concorrentes. Ele tem um bom tamanho, é inteiriço e com suporte a cliques mecânicos e por toque. O recurso de multi-gestos também está presente para quem usará o sistema Windows.
O S145 possui dois alto-falantes de 1,5W com certificação Dolby Audio, que garante boa qualidade de som mesmo em volumes mais altos. A empresa destaca as cinco equalizações já pré-definidas para diferentes momentos, como assistir a filmes, ouvir músicas, jogar, entre outros. Essas equalizações não são compatíveis com o sistema operacional Linux.
Hardware e desempenho do IdeaPad S145
Esse notebook tem o processador Intel i5 8265U, modelo de oitava geração que é voltado para o uso no dia a dia. Ele é quad-core e seu clock alcança até 3,90 GHz, por isso é recomendado para consumidores que pretendem usá-lo em navegação na internet, em editores de texto, leitura de PDFs e outros programas leves. Para quem gosta de jogar ou usar programas pesados, esse não é o melhor modelo para isso, pois ele nem sequer possui placa de vídeo dedicada.
Sua memória RAM é de 8 GB, que para o uso “comum” acaba sendo o suficiente. Deste total, 4 GB são soldados na placa e os outros 4 GB ocupam o slot secundário, então o usuário pode fazer o upgrade para até 20 GB de memória RAM.
Para armazenamento interno o IdeaPad S145 (81S9S00300) é um dos únicos modelos da marca a ter um HD de 2 TB. Essa quantidade é mais que suficiente para grande parte dos usuários, então você pode guardar arquivos pessoais, filmes, músicas, arquivos do trabalho e ainda sobrará espaço.
No entanto, o HD possui uma taxa de transmissão lenta, por isso recomendamos que você faça a instalação de um SSD, que pode ser até 10 vezes mais rápido. O notebook possui uma entrada M.2 para isso, então é possível fazer o uso de armazenamento híbrido, ou seja, ter um SSD pequeno apenas para o sistema operacional e programas, e continuar usando o HD para armazenamento em massa.
Outro ponto importante é que esse modelo é um dos poucos da Lenovo que chega com Linux instalado. Se você já tem experiência com o sistema operacional, isso não será um problema, mas do contrário será necessário que o usuário compre uma licença do Windows e faça a instalação.
Bateria do IdeaPad S145
A bateria sempre foi um problema para a Lenovo na linha IdeaPad, e por mais que a empresa afirme que está fazendo melhorias a cada lançamento, o S145 ainda peca neste quesito. Não é especificado sobre a autonomia de bateria do notebook em sua página oficial, mas pesquisando por comentários de quem já o comprou, encontramos que a média de duração pode variar entre 4 e 5 horas no máximo, o que é pouco comparado com a concorrência.
Conclusão: O IdeaPad S145 vale a pena?
O IdeaPad S145 (81S9S00300) é um notebook voltado para aqueles que precisam de um aparelho básico, e tem como destaque a grande capacidade de armazenamento. Como falamos no tópico de desempenho, 2 TB é mais que suficiente para muitas pessoas, então você não terá dor de cabeça com falta de espaço tão cedo. O desempenho deste modelo é bacana, desde que o usuário respeite os limites técnicos do hardware do aparelho.
Os pontos negativos acabam ficando para a falta de um SSD instalado já de fábrica e o sistema operacional Linux, que ainda não é tão popular para grande parte dos usuários. A bateria também é um problema e tem autonomia baixa quando comparada com as concorrentes do mercado.
Como a linha S145 é voltada para o custo benefício, é possível encontrar esse notebook com preços bacanas, que talvez até compensam todos esses pontos negativos que citamos. Veja abaixo onde comprar o notebook de forma confiável e com bons preços.