Lenovo IdeaPad Flex 5i (81WS0002BR) é bom? Veja a análise do notebook 2 em 1
Os notebooks 2 em 1 tendem a ficar mais populares, por isso a Lenovo já busca ser uma das referências neste mercado com a linha IdeaPad Flex 5i. São modelos compactos, leves e com processadores de 10° geração, ótimos para quem busca um aparelho para trabalhar ou mesmo levar para a faculdade.
O IdeaPad Flex 5i (81WS0002BR) usa processador i5, tem SSD já de fábrica e bateria para até 10 horas de uso contínuo. O destaque fica para a sua tela, que tem 14 polegadas, gira em 360°, tem resolução Full HD, touchscreen e até suporte para uso com caneta.
Quer saber mais sobre o IdeaPad Flex 5i? Veja abaixo a sua ficha técnica e, logo em seguida, uma análise completa do notebook 2 em 1 da Lenovo.
Design
Design do IdeaPad Flex 5i. (Foto: Divulgação/Lenovo)
Voltado para o uso no dia a dia e trabalho, o IdeaPad Flex 5i tem um design minimalista, sem detalhes que chamem a atenção em sua aparência. Toda a sua traseira é lisa, apenas com o logo da Lenovo na parte lateral. Inteiramente a pintura é a mesma para a carcaça inferior, touchpad, teclado e bordas da tela.
Esse notebook é compacto, tem menos de 2 cm de espessura quando está fechado e pesa apenas 1,5 quilos, por isso o seu transporte é fácil. As saídas de áudio ficam nas laterais do teclado, o que garante que o som não será abafado quando o notebook estiver em uma mesa, por exemplo.
O IdeaPad Flex 5i tem uma boa variedade de entradas e conexões. São duas portas USB 3.1, uma USB-C, uma entrada de vídeo HDMI, leitor de cartões e combo de áudio (fone e microfone). Ele também tem Wi-Fi e conexão Bluetooth 4.2, para que sejam conectados periféricos sem fio.
Tela
O IdeaPad Flex 5i tem tela touchscreen e suporte à caneta. (Foto: Divulgação/Lenovo)
Um dos destaques do IdeaPad Flex 5i é a sua tela. Ela possui resolução Full HD, 14 polegadas e touchscreen integrado. Dessa forma, o notebook pode ser usado também como tablet, já que o painel pode ser girado em até 360°. A empresa ainda destaca a possibilidade de usá-lo com a caneta Lenovo (comprada separadamente).
Além da alta resolução, o notebook entrega boa qualidade de imagem, já que usa a tecnologia WVA (uma variação do IPS). Com ela o usuário pode esperar cores mais vívidas, um bom contraste e imagens que não se distorcem dependendo do ângulo de visão que são olhadas. Sendo assim, para quem adora assistir a filmes e séries em alta resolução, o IdeaPad Flex 5i não deve decepcionar em oferecer uma boa experiência.
Teclado, Touchpad e Som
Para a alegria dos brasileiros, esse teclado do IdeaPad Flex 5i tem layout ABNT2, com direito ao Ç integrado. A empresa afirma que as teclas são macias e confortáveis, e destaca a retroiluminação, que vai ajudar na hora de usar o notebook em ambientes com pouca luz. O lado negativo é que por ser um aparelho compacto, ele não possui teclado numérico integrado.
Seu touchpad tem um bom tamanho, mas a Lenovo não destaca nenhuma função “diferente” de outros modelos do mercado, e também não informa se ele dá suporte ao recurso de gestos do Windows.
O IdeaPad Flex 5i possui dois alto-falantes de 2W que possuem certificação Dolby Audio, para mais potência de som. Como os alto-falantes ficam nas laterais do teclado, as músicas não serão abafadas como em outros notebooks que escolhem colocar seus alto-falantes na parte inferior.
Hardware e desempenho
Essa versão do IdeaPad Flex 5i (81WS0002BR) possui o processador Intel i5-1035G1, um modelo quad-core de décima geração cujo clock chega a até 3,60 GHz. Ele é indicado para o uso no dia a dia, mas também dá conta de rodar alguns programas pesados, desde que o usuário não exagere no uso de recursos. Para quem irá rodar aplicações leves, o i5 irá entregar o desempenho necessário para uma experiência sem travamentos.
Apesar de conseguir rodar alguns softwares mais exigentes, o IdeaPad Flex 5i não é recomendado para jogos, modeladores 3D, entre outros programas que usam processamento gráfico, pois ele não possui placa de vídeo dedicada, o que é um ponto negativo já que ele é um notebook caro.
O IdeaPad Flex 5i tem 8 GB de memória RAM DDR4 com 3200 MHz, velocidade que está acima da média do mercado. A fabricante informa que essa memória é soldada, mas não dá detalhes se o aparelho possui algum slot livre para que o usuário possa colocar mais memória RAM.
O armazenamento é de 256 GB em formato de SSD M.2 NVMe, que é mais rápido que o SSD convencional. Isso é ótimo, pois mostra que o IdeaPad Flex 5i será rápido para iniciar o sistema, abrir aplicativos, entre outras tarefas do dia a dia. No entanto, o espaço de armazenamento é pouco, e como ele não tem espaço para um HD SATA, a alternativa será trocar esse SSD por um maior caso o usuário tenha problemas de superlotação de arquivos.
Bateria
Esse notebook possui três células de 52,5Wh, e de acordo com a Lenovo pode oferecer até 10 horas de autonomia em uso “moderado”. A autonomia deve variar de acordo com as configurações, aplicativos em segundo plano, entre outros fatores. A empresa também destaca o carregamento rápido do IdeaPad Flex 5i, então basta deixá-lo 15 minutos na tomada para ter até 2 horas de carga.
Conclusão
Apesar de potente, essa versão do IdeaPad Flex 5i é mais indicada para o uso no dia a dia com bom desempenho. O fato de ter processador i5 de 10° geração e já chegar equipado com SSD faz com que ele seja rápido no uso de ferramentas cotidianas. A tela Full HD também vai agradar, e a possibilidade de usá-lo como um tablet o torna ainda mais prático para algumas tarefas.
O ponto negativo fica é a falta de uma placa de vídeo dedicada, mesmo que fosse um modelo de entrada. Isso permitiria que mais softwares de edição, modelagem e desenho fossem executados com boa performance. Além disso, o espaço de armazenamento interno deverá ser pouco para alguns usuários, que deverão optar por recursos como armazenamento na nuvem ou mesmo fazer um upgrade de SSD.
Se você está buscando um notebook 2 em 1 com boas configurações, o IdeaPad Flex 5i (81WS0002BR) é uma ótima escolha. No entanto, o preço deles não é nada barato, tendo em vista que notebooks dessa categoria não são tão populares no Brasil (ainda).