IdeaPad S145 82DJ0001BR é bom? Veja a análise completa do notebook básico da Lenovo
Os notebooks com processador de 10° geração já estão se popularizando no Brasil, e é claro que a Lenovo não iria deixar de equipar seus notebooks com eles. O IdeaPad S145 82DJ0001BR foi um dos primeiros da empresa a serem vendidos aqui e está equipado com um i5 1035G1, chip que chega a ser 25% mais potente que a geração anterior.
A mudança é positiva, mas é a única que foi feita para essa versão do IdeaPad S145, que mantém o design, tela de baixa resolução e armazenamento apenas em HD. Veja a análise completa do IdeaPad S145 82DJ0001BR e confira se vale a pena investir na nova versão do notebook da Lenovo!
Design do IdeaPad S145
Os novos notebooks da linha IdeaPad S145 tiveram mudanças apenas em seus processadores, por isso o design continua o mesmo dos modelos da oitava geração. O design é minimalista e preza por uma aparência sem muitos detalhes. O chassi continua sendo feito de plástico, mesmo com uma pintura que leva muitos a acharem que é metal escovado.
O IdeaPad S145 tem tela com bordas compactas e pesa apenas 1,85 quilos. Os alto-falantes ficam na parte inferior em uma “curva” que o design faz para não deixá-los abafados. Esse aparelho tem duas entradas USB 3.1, uma USB 2.0, uma entrada HDMI, leitor de cartões, entrada RJ 45 (Ethernet) e o combo de fone e microfone. Já na parte de conexão sem fio, ele possui Wi-Fi e Bluetooth 4.2.
Tela do IdeaPad S145 (81S90008BR)
A Lenovo continua bem seletiva com os modelos da linha IdeaPad S145 que possuem tela Full HD, e infelizmente essa versão não é um deles. Ela tem painel de 15,6 polegadas com resolução apenas em HD, sendo que a empresa continua usando a tecnologia TN para reduzir os custos. Se você busca alta resolução, terá que pagar um pouco mais caro e escolher o modelo IdeaPad S145 (81S90003BR), que possui resolução Full HD.
O painel TN é mais barato e tem como vantagem ter uma rápida resposta de imagem, o que não faz diferença neste notebook. No entanto, as cores dele são “lavadas”, o brilho é fraco e o contraste não é lá essas coisas. Outro problema é o ângulo de visualização, que deforma as cores dependendo do ângulo que você olha para o aparelho.
Teclado, touchpad e som
Apesar de ter numérico integrado, o S145 traz um teclado mais “espaçoso” comparado aos notebooks anteriores, o que melhora a ergonomia na hora de digitar. Esse resultado veio de um melhor aproveitamento do corpo, com o teclado chegando mais ao limite das bordas do aparelho, fazendo com que as teclas não fiquem grudadas. É válido destacar que o layout é ABNT.
Seu touchpad é simples e efetivo, sem nenhum recurso adicional que o diferencie dos concorrentes. Ele tem um bom tamanho, é inteiriço e com suporte a cliques mecânicos e por toque. O recurso de multi-gestos também está presente para quem usará o sistema Windows.
O S145 possui dois alto-falantes de 1,5W com certificação Dolby Audio, que garante boa qualidade de som mesmo em volumes mais altos. A empresa destaca as cinco equalizações já pré-definidas para diferentes momentos, como assistir a filmes, ouvir músicas, jogar, entre outros. Essas equalizações só são compatíveis com o Windows.
Hardware e desempenho do IdeaPad S145
Aqui chegamos na grande mudança deste modelo para os “antigos” da linha IdeaPad S145. Ele usa o processador i5 1035G1, um chip quad-core que consegue usar até 8 threads, com clock máximo de 3,6 GHz usando a tecnologia turbo da Intel. Em comparação com o i5 de oitava geração dos modelos passados, esse processador entrega um desempenho até 25% superior.
Você vai conseguir rodar as ferramentas do dia a dia, navegar na internet, usar editores de texto ou rodar programas pesados (como o Photoshop) com ótima performance. Os 8 GB de memória RAM ajudam o notebook a conseguir se dar bem no uso do multi-tarefas, e você ainda pode fazer o upgrade para até 20 GB de memória RAM. Como modelo do IdeaPad S145 não possui placa de vídeo dedicada, por isso não o recomendamos para jogos pesados.
No quesito armazenamento interno, o IdeaPad S145 82DJ0001BR continua com o mesmo problema que boa parte dos notebooks dessa linha possuem: falta de um SSD de fábrica. Apesar de o HD de 1 TB se o suficiente para armazenar centenas de arquivos, sua taxa de transmissão é lenta e acaba limitando o potencial de desempenho desse aparelho.
O lado positivo é que o IdeaPad S145 possui uma entrada M.2 dedicada para a instalação de um SSD, então você pode fazer o upgrade por conta própria e ainda manter o HD. Isso é o chamado “armazenamento híbrido”, e faz com que o usuário tenha o melhor dos dois mundos, com a velocidade do SSD e bom espaço de armazenamento do HD.
Bateria do IdeaPad S145
Bateria sempre foi o Calcanhar de Aquiles da linha IdeaPad S145, mas espera-se que os processadores de 10 geração sejam mais eficientes neste quesito. Infelizmente a Lenovo não informa a autonomia dessa versão, e não conseguimos achar relatos de compradores na internet. A média de bateria dos modelos anteriores eram entre 4 e 5 horas mesmo em uso moderado.
Conclusão: O IdeaPad S145 (82DJ0001BR) vale a pena?
A ideia de atualizar a linha com processadores de 10° geração é entregar aparelhos mais rápidos e duradouros, já que os chips tendem a ter uma vida útil maior. No caso deste notebook, o processador foi realmente a única mudança, e felizmente ele está custando o mesmo valor ou apenas um pouco a mais que o modelo de 8° geração (o que é ótimo!).
O IdeaPad S145 (82DJ0001BR) é indicado para aqueles usuários mais “light”, que vão apenas usar ferramentas do dia a dia ou no máximo usar algum programa de edição em nível amador. Se você gosta de jogar, rodar aplicações pesadas ou mesmo preza por uma tela melhor, investir nos modelos com i7 ainda é a melhor opção!