Dell G3 3500 é bom? Veja a análise do notebook gamer
Com o aumento de preço das peças para montar um computador, os notebooks gamer estão se tornando escolhas mais frequentes dos consumidores. Entre os modelos de alto desempenho do mercado temos o Dell G3 3500, uma opção super potente que tem como destaque a placa de vídeo RTX 2060.
Além da placa de vídeo, o notebook Dell também conta com processador i7 de décima geração, 16 GB de memória RAM e uma tela com 144 Hz, configurações perfeitas para os jogadores. Como nem tudo é perfeito, o G3 possui sérios problemas com temperatura que podem atrapalhar o seu desempenho.
Veja a seguir a ficha técnica do Dell G3 3500 e confira a análise completa que preparamos deste notebook gamer.
Esse processador é indicado para tarefas pesadas como jogos, programas profissionais, entre outras.
Dell G3 3500: Design e construção
O notebook Dell tem chassi em plástico e detalhes na cor azul
Essa nova versão do Dell G3 3500 não tem mudanças estéticas quando comparada às opções com GTX 1650. Seu chassi é feito de um plástico rígido e não tem muitos detalhes estéticos além da logo da empresa que fica ao centro da traseira e leva a cor azul, que é assinatura deste modelo.
O notebook pesa em torno de 2,3 quilos e tem pouco mais de 2 centímetros de espessura, o que é relativamente fino para um modelo gamer. Linhas azuis percorrem a lateral do aparelho e também enfeitam a “moldura” do touchpad. A tela não tem bordas tão finas quanto poderia, mas também não é nada exagerado.
Todas as entradas e conexões ficam nas laterais do Dell G3 3500, e a quantidade de opções disponíveis é um ponto positivo do notebook. Ele tem uma entrada de vídeo HDMI, DisplayPort, uma Thunderbolt 3, dois conectores USB-A (2.0), um conector USB-A (3.2), entrada para fone de ouvido, leitor de cartão de memória e uma porta RJ-45 (Ethernet).
Na parte de conexão sem fio ele tem Bluetooth 5 e Wi-Fi 6, que deixa a conexão com a internet ainda mais rápida.
Dell G3 3500: Tela
Esse notebook Dell possui uma tela Full HD
Outro upgrade importante que o Dell G3 3500 recebeu foi na qualidade da tela, que agora tem 144 Hz de taxa de atualização. O recurso serve para deixar a imagem mais fluída, natural, e diminuir o tempo de resposta do monitor. Outra vantagem de ter uma taxa de atualização neste valor é evitar os efeitos “fantasma” na tela, ou mesmo o desfoque de movimento do que está sendo exibido.
Como o próprio nome do aparelho já revela, sua tela é de 15,6 polegadas. A resolução é Full HD e a tecnologia do painel é WVA, que tem as mesmas características de uma tela IPS: boa amostragem de cores, brilho acima da média e fidelidade do ângulo de visão.
Dell G3 3500: Teclado, touchpad e som
O notebook Dell G3 tem teclado retroiluminado
O Dell G3 3500 tem um teclado com a parte numérica integrada, recurso excelente para quem usará ele também para trabalho. A retroiluiminação é na cor azul, para dar um aspecto mais “gamer” e combinar com o restante da identidade do aparelho. Infelizmente o padrão é americano, então não temos o Ç e a posição de algumas teclas é trocada, mas nada que você não se acostume em uma semana de uso.
O touchpad é grande, tem os dois botões para clique e também o clique por toque, recursos que são o básico para qualquer notebook. A Dell nem sequer menciona o componente na página do produto, então é esperado que ele não ofereça nenhum recurso além do básico, e na hora de jogar a experiência ainda será melhor conectando um mouse no G3.
O notebook Dell G3 possui dois alto-falantes com áudio 3D Nahimic, que de acordo com a fabricante serve para oferece mais nitidez no som.
Dell G3 3500: Desempenho
O Dell G3 usa um processador i7 de décima geração
Esse notebook é potente, pois usa o processador i7-10750H, um modelo hexa-core com clock que vai de 2,6 GHz até 5 GHz usando a tecnologia turbo da Intel. A série H da Intel é produzida pensando em alto desempenho, e é justamente isso que esse chip oferece. Com ele o Dell G3 3500 conseguirá rodar jogos e programas pesados sem travamentos.
Parte dessa boa performance se dá pelo conjunto de memórias: 16 GB no formato DDR4 e com 2933 MHz. A quantidade é suficiente para evitar os “engasgos” ao rodar programas pesados, ou mesmo usar o multitarefas do computador. Também é uma boa quantidade para jogar sem se preocupar com travamentos.
Para armazenamento interno o Dell G3 3500 usa um SSD de 512 GB no formato NVMe, que é mais rápido que o convencional. Com isso o notebook ficará super rápido para ligar, abrir programas ou mesmo carregar as fases dos jogos, sendo que o espaço também é suficiente para instalar e guardar uma boa quantidade de arquivos pessoais.
Dell G3 3500: Desempenho em jogos
Esse notebook gamer da Dell tem placa de vídeo da linha RTX
Onde o Dell G3 3500 realmente brilha é nos jogos, afinal ele é um modelo gamer que está equipado com a RTX 2060, uma das melhores placas de vídeo para notebook da Nvidia. Essa GPU tem 6 GB de memória VRAM e seu é foco rodar jogos pesados com bom desempenho e gráficos acima da média. Dependendo do que você jogar, poderá até colocar as configurações no Ultra e ainda ter um FPS acima dos 60.
Testes do site Notebook Check mostram que essa placa consegue rodar alguns games como o Death Stranding, Edition, Resident Evil Village, Hitman 3, Call of Duty Black Ops Cold War, Watch Dogs Legion, entre outros títulos populares com gráficos em configurações altas e FPS acima de 60.
Alguns jogos mais pesados como o CyberPunk 2077, Assassin’s Cree Valhalla, Crysis Remastered e Flight Simulator 2020 ficam com FPS abaixo dos 60 em configurações altas, mas nada que alguns ajustes não resolvam o problema. Se você joga títulos como o Valorant, Dota 2, LoL, Fortnite, Fifa, entre outros que são leves, pode abusar dos gráficos no máximo e FPS bem acima dos 60
Dell G3 3500: Refrigeração
A refrigeração do Dell G3 tem problemas para acompanhar o poder do hardware do notebook
O principal problema do Dell G3 3500 é a sua refrigeração, que não consegue acompanhar toda a potência que o notebook tem a oferecer. Isso acaba limitando o seu desempenho em prol de manter as temperaturas “baixas”.
Quando o modo turbo é ativado as ventoinhas giram em sua velocidade máxima, mas não é o suficiente para manter a temperatura do processador e GPU estável, por isso o calor pode ser sentido diretamente no teclado do aparelho, o que é um problema. A recomendação para esse notebook é uma base externa de ventilação, para ajudar a dissipar o calor e manter sua temperatura no recomendável.
Veja mais detalhes sobre os problemas de temperatura que o Dell G3 3500 tem:
Dell G3 3500: Bateria
O notebook da Dell tem autonomia para pouco menos de 6 horas
O Dell G3 15 5000 possui uma bateria de 4 células e 68Whr, especificações que se convertem em pouco menos de 6 horas no uso leve, e quando falamos uso leve não envolve jogar. Notebooks gamer não possuem baterias super duradouras justamente pelo fato da placa de vídeo dedicada gastar mais bateria.
O processador, que neste caso é da série H, também não tem muito compromisso em entregar uma boa autonomia. Não recomendamos que você jogue com o notebook fora da tomada, pois além da bateria ter sua duração reduzida drasticamente, o aparelho ficará com o desempenho limitado.
Vale a pena comprar o Dell G3 3500?
O Dell G3 3500 é um aparelho gamer de alto desempenho que tem um preço “acessível” se comparado a outros modelos do mercado. Ele tem um processador de última geração e que é potente, e chega equipado com uma das melhores placas de vídeo para notebooks até então. Não podemos esquecer dos 16 GB de memória RAM, 512 GB de armazenamento e tela de 144 Hz, recursos que deixam o G3 ainda mais interessante.
O ponto negativo fica para o seu sistema de resfriamento, que não é nada eficiente considerando a potência dele. Espera-se que os consumidores que investem em um notebook deste calibre desejem rodar jogos e programas bem pesados, e os problemas com temperatura podem atrapalhar o desempenho nesses casos.