Dell Alienware M15 R6 é bom? Veja a análise do notebook com RTX 3070
A Alienware lançou no Brasil mais um dos seus notebooks topo de linha, voltado para aqueles que estão dispostos a gastar uma boa grana para rodar qualquer jogo com bom desempenho. Trata-se do Alienware M15 R6, notebook que chega equipado com i7 de 11° geração e a placa de vídeo RTx 3070, uma das mais potentes para notebooks.
O notebook da Dell chama atenção em seu visual, como de costume na linha Alienware. Além do ótimo hardware, ele traz diversas opções de customizações, seja para o visual com as luzes RGB, ou mesmo para o seu funcionamento. Veja mais detalhes sobre o Alienware M15 R6 na nossa análise completa do dispositivo.
Design do Alienware M15 R6 tem tonfs futuristas e chama a atenção
Quem está de olho em notebooks da Alienware já deve esperar que o visual não seja nada discreto, e olha que comparado a modelos anteriores, o Alienware M15 R6 nem é tão chamativo assim. Ele possui saídas de ar na parte traseira com uma aparência bem futurista, além de também ter saída de ar na parte lateral.
O notebook possui detalhes em RGB na logo de alienígena que fica atrás, no teclado (totalmente RGB) e também no anel que circula a saída de ar, e em ambos os casos o usuário pode personalizar as cores e animações via software.
O Alienware M15 R6 pesa 2,4 quilos e não é nada fino, já que a fabricante priorizou uma estrutura que pudesse maximizar o sistema de resfriamento dele, o que foi uma escolha certeira, O acabamento é feito em liga de magnésio com pintura fosca, sendo a tela com bordas bem finas.
Para o pareamento de periféricos sem fio esse notebook possui bluetooth, porém a geração não é especificada na página da fabricante. Ele também conta com Wi-Fi 6, mais rápido que o convencional. Tanto nas laterais como na parte traseira encontramos as entradas e conexões do Alienware M15 R6, sendo elas:
- 3x USB 3.2 Tipo-A de 1ª geração (uma com PowerShare)
- Tipo-C (Thunderbolt™ 4*, USB 3.2 de 2ª geração, DisplayPort e recursos de Power Delivery de 15 W [5 V/3 A])
- Saída HDMI 2.1
- Entrada de energia
- Ethernet RJ45
- Entrada de fones de ouvido e microfone
Tela do Alienware M15 R6 possui 165 Hz
O Alienware M15 R6 possui uma tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD. Conforme já citamos, as bordas são finas, o que deve ajudar na imersão de conteúdo. Além disso, o tempo de resposta é de apenas 3ms, e com o recurso ComfortView Plus, a Dell espera dar mais conforto visual para os usuários, que tendem a passar várias horas na frente do notebook.
O destaque fica para os 165 Hz de taxa de atualização, tecnologia que já é esperada em um notebook gamer deste nível. Com uma taxa de atualização maior, o M15 R6 consegue trocar as imagens mais vezes por segundo, o que gera uma sensação de fluidez maior nas animações, evita borrões na tela e até melhora o tempo de resposta do usuário em jogos competitivos.
Teclado RGB, touchpad e som do Dell Alienware M15 R6
Conforme já citamos, o teclado do Alienware M15 R6 possui iluminação RGB totalmente personalizável, o que é um ponto positivo já que os gamers adoram a função. No entanto, mesmo o notebook sendo fabricado no Brasil, ele não traz o padrão de teclas ABNT2, o que é um ponto negativo. Outro recurso que ficou de fora foi o teclado numérico, então se você trabalha com números e pretende usar o notebook da Dell também no trabalho, terá que passar por uma adaptação de uso.
O Dell Alienware M15 R6 possui dois alto-falantes na lateral, mas esses não devem ter nenhum recurso adicional, já que a fabricante nem sequer os cita na página de produto. O mesmo vale para o touchpad, que tem um bom tamanho e conta com botões embutidos, mas também não ganha destaque entre as especificações do notebook.
Desempenho do Alienware M15 R6 é acima da média com o i7 de 11° geração
Aqui entramos no tópico que todos esperavam, que é o desempenho do Dell Alienware M15 R6. Esse modelo usa o processador Intel i7 11800H, um dos mais potentes na 11° geração da Intel. Esse chip tem oito núcleos e chega a 4,6 Ghz, indicado para rodar alguns dos jogos e programas mais pesados da atualidade. No momento em que essa análise está sendo publicada, esse é o único processador disponível para o M15 R6 aqui no Brasil.
Para acompanhar o desempenho do processador, o Alienware M15 R6 conta com 16 GB de memória RAM de 3200 MHz, que devem ser o suficiente até mesmo para jogos mais pesados. Se você pretende fazer streams, ou vai usar o multitarefa no máximo, talvez seja uma boa ter mais RAM, e o lado positivo é que esse modelo aceita upgrade para até 32 GB.
O armazenamento interno é de 1 TB em formato SSD NVMe, que é ainda mais rápido que op SSD convencional. O espaço deve ser o suficiente para boa parte dos usuários, mas assim como a memória RAM, é possível fazer o upgrade de SSD também, já que o Alienware M15 R6 possui um slot M.2 livre.
Placa de vídeo RTX 3070 garante excelente performance em jogos
O modelo que estamos analisando aqui é o Dell Alienware M15 R6 com placa de vídeo RTX 3070, mas apenas para deixar registrado, no site da Dell é possível comprá-lo em uma versão com a RTX 3060, o que diminui R$ 1000 no preço final.
Voltando para a análise, a RTX 3070 é uma das placas de vídeo mais potentes da geração 3000, o que torna o desempenho gráfico do Alienware M15 R6 extremamente potente. Ele é um notebook feito para rodar alguns dos jogos mais pesados do mercado, e consegue fazer isso bem. Em testes realizados pela própria Dell, ele conseguiu 10150 pontos no 3DMark Time Spy, o que significa que consegue rodar praticamente todos os jogos com FPS acima de 60.
Se você gosta de jogos competitivos, pode ir além dessa taxa de FPS. Por exemplo, no League of Legends o notebook alcança mais de 250 de FPS em Full HD, enquanto no Fortnite o FPS passa dos 300 na mesma resolução. Em jogos mais pesados como o CoD Modern Warfare o FPS passa de 170, enquanto no Metro Exodus o FPS vai além de 100.
A Dell destaca que o sistema de resfriamento é eficiente mesmo quando o usuário está rodando games pesados e extraindo o máximo do notebook. Buscando por alguns reviews encontramos que o notebook consegue lidar bem com as altas temperaturas, mas ainda deve esquentar mais que o ideal em algumas partes da sua carcaça. É válido lembrar que via software o usuário pode configurar perfis do ventilador do notebook, priorizando desempenho ou economia de bateria.
Bateria do Dell Alienware M15 R6 tem uma autonomia “ok” para um notebook gamer
O Alienware M15 R6 possui uma bateria de 6 células, o que totaliza 86 Wh de bateria. Por ser um notebook gamer, o seu gasto energético é naturalmente maior, por isso a Dell novamente nem cita a performance do aparelho neste ponto. Novamente buscamos por reviews e encontramos que ele consegue passar de 6 horas de autonomia em uso leve, o que é um resultado bacana considerando o seu conjunto de hardware.
No entanto, ressaltamos que isso é para uso casual, se você for rodar programas pesados ou mesmo jogar, terá o desempenho limitado e essa autonomia cai para menos da metade das horas citadas.
Vale a pena comprar o Dell Alienware M15 R6?
O Dell Alienware M15 R6 é para aqueles consumidores que buscam performance máxima em um notebook, e estão dispostos a pagar por isso. Esse é um aparelho bem caro, mas a boa notícia para a Dell é que a concorrência para ele é praticamente nula, ao menos na publicação desta matéria. Ele é o único aqui no Brasil que possui a placa de vídeo RTX 3070, por isso deverá ser a opção dos usuários que buscam a configuração mais potente até então.
Apesar de a placa de vídeo ser o destaque, o Alienware M15 R6 também traz outros atrativos, como o i7 de alto desempenho,tela com 165 Hz de taxa de atualização e muito armazenamento interno. No entanto, voltamos a ressaltar que esse não é o melhor dos notebooks para transporte, pois ele é grande e pesado.
Se você está disposto a pegar um notebook gamer com hardware um pouco inferior, a própria Dell tem uma ótima opção a oferecer com a RTX 3060, o Dell G15, aparelho com um ótimo custo-benefício.