Avell A62 LIV com GTX 1650 Ti vale a pena? Veja a análise completa do notebook gamer
O Avell A62 LIV é um dos “intermediários” da fabricante brasileira quando o assunto é notebook de alto-desempenho. Esse modelo usa a placa de vídeo GTX 1650 Ti, tem 16 Gb de memória RAM e um processador i7 de décima geração, conjunto perfeito para agradar os usuários mais exigentes, sejam eles gamer ou profissionais que usam softwares pesados.
O notebook da Avell ainda oferece duas opções de tela, uma com 120 Hz e sRGB de 48%, indicada para quem quer jogar, e outra com 60 Hz e sRGB de 75%, boa para profissionais que precisam de mais fidelidade de cores na imagem.
Quer saber mais sobre o Avell A62 LIV? Veja abaixo a sua ficha técnica e logo em seguida as principais características do notebook.
Avell A62 LIV: Design e acabamento
Como de costume em seus notebooks, a Avell optou por uma aparência mais discretas e sem detalhes chamativos. O Avell A62 LIV possui acabamento feito em plástico rígido pode ser comprado em duas cores: preto ou prata, ambas com pintura lisa. O único detalhe deste notebook é a logo da empresa na parte externa da tampa.
Esse notebook pesa dois quilos, mais ou menos a média de modelos gamer concorrentes. Parte das suas entradas e conexões ficam na lateral, mas na hora de conectar múltiplos monitores (você pode ligar mais de um), os cabos serão ligados na parte traseira do notebook, que é onde ficam as duas Mini-DisplayPort e entrada HDMI, além de uma conexão USB-C.
Esse notebook ainda conta com outra conexão USB-C, duas conexões USB-A, uma USB 2.0, entrada para fone e microfone, leitor de cartão e conector RJ-45 (Ethernet). O Avell A62 LIV é um notebook muito versátil e pode ser uma ótima opção tanto para jogar quanto para trabalho.
Avell A62 LIV: Tela
Este aparelho tem uma tela de 15,6 polegadas e usa a tecnologia WVA, que favorece a boa qualidade de cores e não distorce a imagem dependendo do ângulo de visualização. A resolução é Full HD para imagens em alta resolução, mas o usuário pode escolher entre dois tipos de tela na hora da compra, uma voltada para jogos, e outra para uso profissional.
A voltada para jogos possui 120 Hz de taxa de atualização, recurso que deixa a imagem mais fluída, natural e evita os clássicos problemas de “borrões” na tela, que acontecem em painéis com 60 Hz. O Avell A62 LIV voltado para os profissionais tem apenas 60 Hz de taxa de atualização, mas cobre um espectro RGB maior (75%), por isso oferece mais fidelidade de cores, excelente para quem trabalha com edição de fotos, por exemplo.
Avell A62 LIV: Teclado, touchpad e som
Esse notebook usa um teclado de membrada com padrão ABNT2, ele possui o Ç. Além disso, o teclado numérico não foi esquecido, já que o Avell A62 LIV também é indicado para trabalho. Para melhorar a visualização das teclas no escuro e até dar um charme a mais para o aparelho, a retroiluminação é na cor azul.
A empresa não dá muitos detalhes para o touchpad, mas cita que ele tem a função multi-toques e suporte para o recurso de Palm Rejection, que não deixa a palma da mão fazer ações no touchpad.
Ao todo são dois alto-falantes integrados com áudio de alta definição. A empresa ressalta que o Avell A62 LIV é compatível com o Sound blaster Cinema 5, tecnologia que promete deixar o som mais envolvente na hora de consumir entretenimento em vídeo.
Avell A62 LIV: Hardware e desempenho
O Avell A62 LIV usa o Intel i7 10750H, um chip hexa-core de décima geração com clock base de 2,5 GHz, mas que alcança até 4,5 Ghz. Assim como modelo da série H, esse processador é indicado para um uso mais “pesado”, seja em softwares que exigem mais potência ou mesmo em jogos. Como ponto negativo temos a sua economia de energia, que não é das melhores.
A memória RAM é de 16 Gb no formato DDR4, tem 2666 MHz e já chega configurada em Dual Channel. É possível fazer o upgrade para até 64 GB de acordo com a fabricante.
Em todas as versões o Avell A62 LIV chega com 500 GB de armazenamento interno em formato de SSD NVMe, que atinge até 2000 mb/s. O usuário ainda pode fazer um upgrade e adicionar um outro SSD no slot M.2 livre, ou mesmo um HD, já que o notebook tem um slot SATA.
Avell A62 LIV: Placa de vídeo e desempenho em jogos
O Avell A62 LIV está equipado com a placa de vídeo GTX 1650 Ti, que tem 4 GB de memória VRAM. É uma placa de vídeo intermediária que oferece um bom custo-benefício, estando perto do último degrau da linha GTX antes de chegar nas placas RTX, que são de alto escalão. Essa GPU consegue rodar vários jogos em boa qualidade gráfica e com FPS acima dos 60, mas em títulos mais pesados pode ser necessário reduzir os gráficos.
Veja abaixo um vídeo mostrando o desempenho dessa GPU em jogos:
É válido dizer que esse bom desempenho em jogos também se traduz na hora de rodar softwares pesados, sejam editores, renderizadores de projetos 3D, entre outros. A proposta da Avell é entregar um notebook que agrade tanto os jogadores quanto aqueles profissionais que precisam de uma máquina potente para trabalho.
A fabricante destaca que o sistema de resfriamento do A62 LIV é eficiente graças ao sistema Dual Cooler, que consegue controlar a temperatura do aparelho mesmo quando ele está usando o máximo de sua potência. Procurando por reviews encontramos elogios ao trabalho da fabricante neste ponto, conseguindo cumprir com a promessa ao custo de limitar um pouco o desempenho do processador.
Avell A62 LIV: Bateria
A bateria do Avell A62 possui três células que totalizam 46 Wh (4.100 mAh), mas a empresa não revela qual a duração média de bateria. É esperado que seja, em média, 5 horas de carga para uso moderado, tempo que pode cair em menos da metade se o usuário resolver jogar.
Vale a pena comprar o Avell A62 LIV?
Não são muitas as opções de notebook gamer com GTX 1650 Ti no Brasil no momento da publicação dessa matéria, por isso o Avell A62 LIV chega para preencher essa lacuna e faz bonito. Ele entrega uma aparência simples, mas dá show no seu conjunto de hardware, com i7 de décima geração e memória RAM de 16 GB.
Se você já tem algum conhecimento sobre notebooks gamer sabe que a refrigeração destes aparelhos é sempre um problema. Felizmente ao que tudo indica a Avell fez um ótimo trabalho no A62 LIV e falou “fica frio ai”, mesmo que isso custe um pouco de desempenho do processador.
Se você está procurando um bom notebook intermediário com configurações indicadas para jogos ou mesmo para softwares pesados, dê uma atenção especial para o Avell A62 LIV que ele tem tudo para ser um excelente notebook!