Aspire Vero AV15-51-583D é bom? Veja a análise do notebook “eco-friendly”
Com uma proposta diferente, a Acer lançou o Acer Aspire Vero (AV15-51-583D), um notebook com ficha técnica robusta e “construção ecologicamente correta”. A empresa aposta em plástico reciclado pós-consumo para parte da construção do aparelho, o que o torna um “PC eco-friendly”, ou seja, que colabora com o futuro e preservação da natureza.
Apesar da causa nobre, sabemos que apenas isso não é o suficiente para atrair consumidores, por isso a Acer colocou um processador de 11° geração, SSD de grande capacidade e uma tela Full HD, para que o consumidor não deixe de ter um bom notebook em prol da sustentabilidade.
Veja abaixo uma análise completa do Acer Aspire Vero (AV15-51-583D) e avalie se vale a pena investir no “notebook sustentável” da Acer.
Construção ecologicamente correta diferencia o Acer Aspire Vero (AV15-51-583D) da concorrência
Com a proposta de ser um notebook sustentável, o Acer Aspire Vero já reforça o conceito “verde” em seu acabamento. O aparelho que tem 30% de plástico reciclado pós-consumo em sua construção, o que reduz 21% da emissão de CO2 na atmosfera, conforme cita a própria Acer. É válido destacar que a caixa do Acer Aspire Vero também é feita de papel reciclável.
Legenda: Até a caixa do Aspire Vero é sustentável (Foto: Divulgação/Acer)
Em termos de design o Aspire Vero não tem muita diferença de outros modelos da empresa e busca adotar um visual mais “quadradão” e compacto. Outro ponto importante é que a empresa não utiliza tinta no chassi, então ele tem um bom acinzentado com alguns detalhes no aparelho, justamente do plástico reciclável, e o visual ficou muito bonito! Os parafusos da tampa traseira são padronizados, assim fica fácil trocar peças do notebook ou fazer upgrades.
Nas laterais ficam os slots e conexões do aparelho, esses que tivemos que procurar em outros sites, pois a Acer não informa na página oficial do produto. O Aspire Vero possui três portas USB-A, uma USB-C, entrada de vídeo HDMI, combo de áudio (fone e microfone) e entrada para Ethernet. Na parte de conexões sem fio, o aparelho chega com Wi-Fi 6 Dual-band e Bluetooth 5.1.
A tela do Acer Aspire Vero (AV15-51-583D) tem resolução Full HD
A empresa segue o padrão de tamanho de outros notebooks, com uma tela de 15,6 polegadas. Apesar de não informar qual o tipo do painel, a boa notícia é a resolução ser Full HD, o que proporciona imagens ricas em detalhes. Para completar, o notebook conta com tecnologia anti reflexo.
É uma boa tela para uso casual, mas se você trabalha com edição de imagens e busca fidelidade de cores, o Acer Aspire Vero não é o melhor modelo, pois cobre apenas 45% do espectro de cores NTSC, então nesse caso recomendamos um monitor externo de boa qualidade.
Teclado, touchpad e som do Acer Aspire Vero (AV15-51-583D)
Nas teclas do teclado, a Acer usou 50% de plástico reciclável, e o diferencial aqui fica para as teclas R e R, que são espelhadas para formar a sigla RE (reduzir, reusar e reciclar). O teclado é compacto, possui a parte numérica integrada e conta com o padrão de teclas ABNT2. Além disso, ele possui atalhos multimídia para dar play, pause, avançar, alterar o volume, entre outros comandos para músicas.
O touchpad é grande e possui leitor biométrico integrado para maior praticidade na hora de desbloquear o notebook. Ele também conta com suporte ao multi-gestos e certificação da Microsoft que comprova a sua precisão.
O Acer Aspire Vero tem dois alto-falantes estéreos com a tecnologia AcerTrueHarmony, que promete um som alto e de qualidade. Além disso, o notebook chega com microfone duplo e Webcam 720p com HDR integrado, conjunto que proporciona mais qualidade nas chamadas de voz e vídeo.
O Acer Aspire Vero (AV15-51-583D) tem processador de 11° geração
O Acer Aspire Vero dá um show de conscientização e também de desempenho. Ele usa o processador Intel i5 1155G7, um chip quad-core de 11° geração que chega a 8 threads e tem uma frequência máxima de 4,5 Ghz no modo turbo. É esperado que o notebook ofereça uma performance acima da média em tarefas no dia a dia e até em alguns programas pesados, como o Photoshop.
Ao todo são 8 GB de memória RAM, então recomendamos cautela na hora de abrir vários programas, ou mesmo usar softwares pesados que exigem muito do sistema. Desses 8 GB, 4 GB são soldados e os outros 4 GB ocupam um slot, então o usuário pode fazer upgrade de memória RAM no Aspire Vero para até 20 GB.
SSD de 512 GB e Windows 11 de fábrica
O aparelho também conta com um SSD de 512 GB no formato NVMe, que é ainda mais rápido que o convencional. Não é informado qual a capacidade máxima que o notebook suporta de SSD, e muito mesmo se ele tem slot para HD.
O Acer Aspire Vero também chega com o Windows 11 já de fábrica. O novo sistema operacional da Microsoft promete mais fluidez e novas ferramentas ao usuário, então você não precisará se preocupar com o upgrade.
É válido lembrar que o notebook da Acer não conta com placa de vídeo dedicada, e o seu chip gráfico é o Intel Iris XE, integrado ao processador. O aparelho até consegue rodar com gráficos baixos alguns jogos leves como o League of Legends, mas para jogos pesados ou programas que precisam de muito processamento gráfico, não é uma boa recomendação.
Bateria do Acer Aspire Vero (AV15-51-583D) dura até 7 horas
O Acer Aspire Vero possui uma bateria de três células, totalizando 48 Wh. De acordo com a fabricante, a autonomia chega a 7 horas dependendo das condições de uso. É uma boa autonomia, mas vale destacar que esse tempo muda de acordo com a forma como você usa o notebook, desde nível de brilho da tela até programas abertos em segundo plano, então é normal que no uso do dia a dia, a autonomia seja menor.
Um ponto positivo é que o notebook possui controles energéticos com o software VeroSense, que permite o usuário escolher entre quatro modos:
- Eco+: “Proporciona extrema economia de bateria com funções críticas desativadas”;
- Eco: “Reduz o desempenho do sistema para aumentar a eficiência energética e a autonomia da bateria”;
- Equilíbrio: “Equilibra automaticamente os níveis de economia de energia e desempenho”;
- Desempenho: “otimizado para o melhor desempenho geral”;
Vale a pena comprar o Acer Aspire Vero (AV15-51-583D)?
A ideia do Acer Aspire Vero é louvável e com certeza trará impactos positivos ao meio ambiente no longo prazo. O notebook também não decepciona em relação ao seu hardware, apesar de não apresentar nada de diferente dos concorrentes, ou mesmo de outros modelos da própria Acer.
O problema aqui é o preço exageradamente alto para a ficha técnica do notebook. O uso de plástico reciclado devia reduzir o preço, ou no mínimo não aumentá-lo, mas pelo mesmo valor que o Aspire Vero foi lançado no Brasil (R$ 7.599), é possível comprar notebooks com configurações robustas, placa de vídeo dedicada, entre outras características. E que fique claro que o problema não é a marca, pois a Acer é referência em custo-benefício e possui opções melhores pelo mesmo preço do Vero.
Dessa forma, recomendamos a compra do notebook quando o seu preço estiver mais compatível com mercado, pois apesar da boa intenção, o valor do Acer Aspire Vero ainda é inviável.