Acer Aspire 5 A515-54G-53GP é bom? Veja a análise completa do notebook
A Acer vem crescendo no Brasil nos últimos anos com a sua linha Aspire. Dentre os vários modelos temos o Acer Aspire 5 A515-54G-53GP, um notebook que tem processador de décima geração, SSD já de fábrica e placa de vídeo dedicada, ideal para aqueles usuários que vão rodar alguns programas mais pesados ou querem jogar jogos casuais.
No entanto, o Acer Aspire 5 acaba decepcionando na qualidade da sua tela, que fica bem abaixo do restante do conjunto de hardware oferecido. Quer saber mais sobre o aparelho da Acer? Veja a seguir a análise completa que o Guia dos Notebooks preparou com a ficha técnica e principais características deste modelo.
Design
No quesito “design” a Acer resolveu ir pelo básico. Esse modelo do Acer Aspire 5 é minimalista quando à sua aparência e não possui detalhes que chamam a atenção. Ele tem chassi em alumínio escovado todo na cor prata, com a logo da fabricante bem ao centro da parte traseira de sua tampa. Internamente a empresa usa o preto para fazer o contraste nas bordas e teclado.
Assim como outros notebooks lançados em 2020, esse modelo é compacto e leve, pesando apenas 1,8 quilos. Apesar de estar habilitado para o upgrade de HD e SSD, ele não tem compartimento de acesso rápido à esses componentes.
Nas laterais ficam as entradas e saídas do notebook. Ele tem uma porta USB-C 3.1, duas portas USB 3.1 e uma USB 2.0. O Aspire 5 ainda conta com uma entrada HDMI, um RJ-45 (ethernet) e um combo de áudio (fone e microfone). Indo para as conexões sem fio, esse notebook tem Wi-Fi e bluetooth 5.
Tela
O Acer Aspire 5 possui uma tela de 15,6 polegadas com resolução apenas em HD, o que não deve agradar aqueles que buscam alta resolução. A fabricante destaca que a experiência de imagens é “muito rica”, sendo que a tecnologia Confyview otimiza a luminosidade, contraste e curva de cor. As bordas da tela são finas e melhoram a imersão do usuário ao assistir vídeos e filmes.
Em contra-partida com o que a fabricante informa, esse notebook usa um painel de tecnologia TN, que é mais barato, mas tem como desvantagens o baixo espectro de cores, brilho fraco, contraste ruim e distorção da imagem dependendo do ângulo de visualização.
Esse notebook também possui a tecnologia BlueLightShield, que reduz a emissão de luz azul em 54%, evitando a fadiga nos olhos e eventuais dores de cabeça.
Teclado, touchpad e som
O notebook da Acer possui teclado numérico dedicado e padrão ABNT 2, mas não conta com retroiluminação. A própria fabricante não fala muito sobre o teclado na página oficial do produto, então é esperado que ele seja mais “comum”, sem grandes destaques que o diferencial dos concorrentes. O mesmo acontece com o touchpad, que acaba ficando “camuflado” em meio a pintura prata interna.
O Acer Aspire 5 possui dois alto-falantes com a tecnologia TrueHarmony, para graves mais profundos e um volume maior. Apesar de o áudio ganhar um leve “boost”, a experiência com bons fones de ouvido ainda deve ser a mais recomendada.
Hardware e desempenho
Esse notebook usa o processador Intel i5-10210U, um modelo quad-core cuja frequência vai de 1,6 GHz até 4,2 Ghz com a tecnologia de boost. A ideia desse chip é conseguir rodar com bom desempenho tanto as ferramentas mais usadas pelo usuário no dia a dia, quanto programas pesados, isso junto a uma boa eficiência energética para que a bateria do notebook possa durar mais.
Você conseguirá navegar na internet, usar editores de texto e até programas de edição de foto ou vídeo (ao nível amador) sem que o notebook trave. Os 8 GB de memória RAM deverão ser suficientes para que ele não apresente problemas de “engasgo”, mas é possível fazer o upgrade para até 20 GB.
O Acer Aspire 5 já chega com SSD de 256 GB de fábrica, o que deixa o seu sistema ainda mais rápido. O espaço pode não ser o suficiente para muitos dos usuários, por isso nossa recomendação é a instalação de um HD para que você possa usar o armazenamento híbrido, assim mantém a velocidade do SSD e alta capacidade do HD. Você também pode fazer o upgrade do SSD para um modelo de até 512 GB.
Placa de vídeo
Outro diferencial deste notebook é a sua placa de vídeo dedicada, a GeForce MX250, que tem 2 GB de memória VRAM. É uma GPU de entrada, mas que consegue rodar jogos leves como Dota 2, LoL, CS:GO, Valorant, entre outros, com desempenho acima dos 60 FPS.
Ela também dará mais poder de processamento ao notebook para rodar programas que dependam de processamento gráfico, por exemplo, renderizadores de projetos 3D. Claro, tudo isso em um nível mais “leve” e sem muitos efeitos, pois como destacamos, ela é uma placa de vídeo de entrada.
Bateria
Esse notebook possui quatro células de 3220 mAh e 48Wh, com um carregador de 65W. A fabricante não informa qual a autonomia média desta versão do Acer Aspire 5, mas reviews mostram que ele pode durar entre 6 e 7 horas, sendo usado para tarefas básicas e com o brilho da tela controlado entre 50% e 30%.
Vale a pena comprar o Acer Aspire 5 A515-54G-53GP?
O Acer Aspire 5 tem um hardware interessante, sendo uma opção para aqueles usuários que buscam mais que o convencional em notebooks intermediários. O fato de ele ter placa de vídeo dedicada abre um leque maior de programas e jogos que podem ser executados no notebook. Também destaca-se o processador de décima geração, que continuará oferecendo bom desempenho pelos próximos anos.
O principal ponto negativo fica para a tela do Aspire 5, que não acompanha o restante do seu hardware. A tecnologia TN é usada para reduzir os custos, mas acaba entregando uma qualidade bem inferior ao resto dos componentes, então se qualidade de imagem é um fator essencial na sua escolha, a melhor opção é buscar notebooks com tela Full HD ou que pelo menos tenham painéis com tecnologia IPS.
Se isso não te incomoda, o Acer Aspire 5 A515-54G-53GP é uma boa opção de notebook cujo foco é uma configuração para uso no dia a dia e em jogos casuais.